UNINDO CULTURAS
CRIANDO VALOR
O que é a Rede Ibérica Fundación MAPFRE?
É um projeto promovido pela Fundación MAPFRE para apoiar fundações portuguesas e espanholas orientadas, especialmente, para o desenvolvimento de ações culturais e sociais.
O TERRITÓRIO
As regiões interiores de Portugal e a Espanha, unidas por essa histórica fronteira conhecida como “a raia”, partilham, a partir das suas próprias identidades culturais, administrativas e geográficas, problemáticas e aspirações comuns.
Trata-se de um espaço vasto em superfície e rico em património cultural e ambiental, mas com baixa densidade populacional, o que dificulta a geração de projetos de desenvolvimento económico e social.
Em ambos os países existe uma ampla presença de fundações independentes que operam nestes territórios. São, em muitos casos, entidades de pequena ou média dimensão que têm desenvolvido com sucesso ações ao longo de várias décadas, mas que necessitam atualizar os seus procedimentos ou meios para responder aos desafios da atual situação social e demográfica.
Com cinquenta anos de atividade em Espanha e noutros 27 países, este projeto nasce com a vontade de apoiar estas fundações de caráter privado para garantir a sua sobrevivência e permitir o pleno desenvolvimento das suas atividades. A Fundación MAPFRE coloca a sua experiência ao serviço destas entidades com o mesmo objetivo com que desenvolve todas as suas ações: melhorar a vida das pessoas.
A Rede Ibérica Fundación MAPFRE, em colaboração com as respetivas associações nacionais de fundações, pretende ser um espaço de intercâmbio de ideias entre as fundações dos dois países, estabelecer sinergias, partilhar boas práticas e dar a conhecer o seu extraordinário papel em benefício da sociedade.
Trata-se de uma proposta inovadora tanto no modelo de apoio integral prestado às fundações como na valorização da função social destas entidades.
Objetivos
GERIR
Permitir que as fundações independentes possam gerir de forma eficiente e sustentável os seus recursos económicos e patrimoniais.
REVITALIZAR
Revitalizar o tecido cultural e social destas regiões através do impulso das fundações aí estabelecidas.
AJUDAR
Ajudar a melhorar a perceção social do trabalho realizado pelas fundações.
ATUAR
Atuar como um fator multiplicador das entidades aderentes.
APROXIMAR LAÇOS
Aproximar as relações culturais e socioeconómicas entre as entidades portuguesas e espanholas.
IMPULSAR O SEU TRABALHO
Queremos servir de impulso a estas entidades, respeitando a sua independência e os seus princípios fundacionais, para que continuem a prestar serviço aos seus colectivos-alvo.
A quem se dirige
Tanto em Espanha como em Portugal, existem inúmeras fundações que foram criadas com o amparo de um mecenas fundador e dotadas de determinados fundos económicos e patrimoniais, em muitos casos com um valor cultural relevante.
O seu papel é hoje relevante para abordar os problemas que estas regiões enfrentam, como a escassez de oportunidades de emprego, a falta de serviços sociais ou de infraestrutura.
A Rede Ibérica está aberta a fundações privadas independentes (ou seja, não dependentes de organizações empresariais ou políticas).
LOCALIZADAS NO OESTE DA PENÍNSULA
As operações destas instituições devem estar preferencialmente, nas comunidades autónomas e regiões do oeste da península, para facilitar sd sinergias e a colaboração entre as fundações de ambos os países.
O caráter das fundações
LIGADAS AO TERRITÓRIO
As fundações são entidades do terceiro setor que, seja pelas suas raízes históricas ou familiares, seja pelo seu destacado trabalho social, estão ligadas ao território onde atuam e são, portanto, elementos de identidade para os habitantes dessa região.
CRIADAS COM FINS DETERMINADOS
A conservação do património cultural, a preservação do seu valioso ambiente natural ou o desenvolvimento de atividades sociais em benefício dos grupos mais vulneráveis são alguns dos motivos pelos quais estas fundações foram criadas.
O PAPEL IMPORTANTE DAS FUNDAÇÕES
O seu papel é, portanto, relevante na abordagem das problemáticas enfrentadas por estas regiões, como a escassez de oportunidades de emprego, a falta de serviços sociais ou de infraestruturas. Revitalizar as fundações e convertê-las em agentes de desenvolvimento e oportunidades para o tecido social e económico é mais uma via no esforço conjunto das administrações públicas e do setor privado para responder à desertificação e ao envelhecimento destas regiões.
O que oferece a Rede Ibérica Fundación MAPFRE?
É uma proposta inovadora em termos do modelo de apoio integral prestado às fundações, mas também no que se refere à valorização da sua função social.
RESPONDER AOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DAS FUNDAÇÕES
A Rede procurará dar resposta aos principais problemas que afetam a sustentabilidade e o desenvolvimento das fundações, especialmente aquelas com menos recursos. Estas problemáticas ou carências foram identificadas e agrupadas em diferentes áreas:
- Gestão financeira e recursos
- Gestão jurídico-administrativa
- Inovação e meios
- Comunicação e divulgação
- Formação e profissionalização
- Otimização e geração de atividades
- Impacto e alcance
- Governação e transparência
Com apoio
Contará também com o valioso apoio do Centro Português de Fundações (CPF) e da Asociación Española de Fundaciones (AEF).
Sem perda de controlo

Como e quando aderir à Rede?
A adesão à rede será realizada através de convocatórias públicas da Fundación MAPFRE. As bases dessa convocatória incluirão os requisitos e critérios que deverão ser cumpridos pelas fundações que desejem aderir.
Está previsto que a primeira convocatória da Rede Ibérica Fundación MAPFRE seja lançada durante o primeiro trimestre de 2026, com o objetivo de iniciar as primeiras operações ao longo do segundo semestre de 2026.
Contacto
Tem alguma dúvida? Aceda ao formulário de contacto
Estamos aqui para o ouvir.
